728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 6 de abril de 2013

    Destinação dos resíduos sólidos é preocupação em Muriaé às vésperas de audiência pública.


    O DEMSUR, Departamento Municipal de Saneamento Urbanos, é uma autarquia, ligada a Prefeitura Municipal de Muriaé que é responsável pelo tratamento de água e esgoto no município e embora receba  elogios, vem também recebendo críticas em relação a destinação dos resíduos sólidos no município.

    Conforme contou ao site Mídia Mineira, o professor, ambientalista e gestor ambiental,  Sr. Renato Sigiliano, há 20 anos, o proprietário rural, Sr. Hitler Expedito Andrade, vem sofrendo muitos danos ambientais por conta da instalação do vazadouro de lixo da cidade nas vizinhanças da sua propriedade.

    Estes danos culminaram há cerca de um ano com o vazamento do chorume a céu aberto e, há duas semanas, em um açude (foto abaixo) que é alimentado por uma mina e que não há curso de água superficial "isto é um grande indicativo que o chorume do lixão contaminou o lençol freático e é bastante preocupante, já que a captação de água do município é feita nas imediações" Conta Renato.

    Vazamento de chorume em Muriaé.
    Foto: Renato Sigiliano

    Outro fato preocupante, segundo Renato Sigiliano, é a queima de grande quantidade de pneus pelo DEMSUR (foto abaixo).

    Queima de pneus no lixão. 
    Foto: Renato Sigiliano.

    Sr. Hitler, perto de onde o chorume
    do lixão vaza em sua propriedade

    Foto: Renato Sigiliano.
    Segundo informações, o vazamento do chorume já foi desviado, mas os danos causados serão cobrados na justiça. O Ministério Público também apura representação feita em fevereiro de 2012.

    Estas denúncias, culminam às vésperas da Câmara Municipal de Muriaé realizar uma audiência Publica com o DENSUR onde será discutido o sistema para a coleta de lixo e captação de água potável no município.

    Na agenda da Câmara, a audiência está marcada para o dia 10 de abril às 19 horas e não no dia 15 como estava sendo divulgado anteriormente

    Resíduos da enchente de janeiro de 2012,
    jogados na divisa da propriedade rural

    Foto: Renato Sigiliano

    A reunião contará com a presença do Diretor do Demsur, César Bizzo, que vai explicar também sobre a taxa de lixo que é cobrada em Muriaé. “Não é justo que o cidadão comum pague o mesmo valor que as empresas. Temos que chegar a um consenso em que ninguém saia prejudicado” ressaltou o presidente da Câmara, Joel Moraes, o Sargento Joel (PMDB) no programa "Vereadores em Ação".

    Maiores informações, no telefone da Câmara Municipal de Muriaé: (32) 3722-4967.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Destinação dos resíduos sólidos é preocupação em Muriaé às vésperas de audiência pública. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início