728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 13 de março de 2013

    Secretário de saúde de Cataguases fala aos vereadores mas não comenta sobre nepotismo.


    O Secretário de saúde de Cataguases, Dr. Alexandre Castelar de Lacerda, foi ouvido no plenário da câmara municipal nesta terça (11), para prestar esclarecimentos sobre vários temas e também sobre a questão do nepotismo.

    Dengue:

    Sobre o tema da dengue, o secretário disse que não tem como afirmar que Cataguases não está vivendo uma epidemia e que os casos confirmados que somam 142 está dentro do índice histórico e não seria o caso de se alarmar.

    Disse também que o trabalho para o combate tem sido intenso através das campanhas “bota fora” que acontecem todo o sábado nos bairros, além do carro fumacê que tem passado em todos os bairros.

    Neurocirurgia:

    Com relação ao médico neurocirurgião ele esclareceu que o município ainda não tem contrato com o mesmo e que já poderia estar atuando em Cataguases via CISUM mas que ainda está esperando respostas da secretaria regional de saúde sobre esta questão.

    Protocolo Manchester

    O novo protocolo adotado pela Secretaria de Saúde para classificar os atendimentos no SUS, também foi tema da explanação do secretário que explicou seu funcionamento e disse que já é um protocolo utilizado em várias cidades brasileiras com bons resultados.

    O secretário explicou também que este trabalho foi implementado no final da administração passada e que reconhece que a população tem de ter maiores explicações.

    Continuando a explicação, ele disse que o pronto socorro não comporta mais o atendimento no local e que mudanças deverão ser realizadas para atender melhor a população e uma delas é a passagem dos serviços de urgência e emergência para o Hospital de Cataguases.


    Assista abaixo a um vídeo para entender melhor
     sobre o protocolo de Manchester:

    Farmácia do SUS

    Outro problema que vem ocorrendo, diz respeito a farmácia do SUS que está com seu estoque baixo mas o secretário explicou que ainda não teve prazo para concluir os processos licitatórios para compra de remédios e que todo medicamento estaria sendo adquirido através de verbas emergenciais o que encareceria os remédios, daí a dificuldade de suprir de imediato a farmácia.

    Acadêmicos

    Em relação aos acadêmicos que atendem pelo SUS, Dr. Alexandre disse que todo o atendimento é realizado com acompanhamento de um preceptor e que nenhum exame ou receita sai sem a autorização de um médico responsável.

    Finalizando, Dr. Alexandre contou que o município deverá ser atendido por um médico oftalmologista ainda este mês e que já está providenciando a contratação de mais um para atender a demanda. Disse também que a Dr. Maria Ângela Girardi foi contratada como representante da saúde da mulher e que estarão implantando em Cataguases um ambulatório da dor, onde serão tratadas todas as dores crônicas, além de estarem buscando formas de implantar um centro de radioterapia que provavelmente ficará onde seria a UPA. Sobre a questão do nepotismo no entanto o secretário não falou.

    Vários vereadores se manifestaram sobre o pronunciamento do Secretário, cumprimentando-o e fazendo diversas ponderações, como foi o caso do vereador Serafim que disse que o fato de uma administração sair tropeçando e equivocada não justificava o fato de que esta possa sair também. Walmir Linhares disse que um funcionário da Dengue foi fotografado em seu horário de serviço na praça Santa Rita e que o fato deveria ser apurado. O vereador Michelângelo disse não ter dúvidas do trabalho do secretário de saúde e pediu para que ele não encarasse as indagações dos vereadores como indagações partidárias mas que pudesse encarar de forma positiva e por fim o vereador Titonelli lembrou que além dos recursos emergenciais ele também poderia estar utilizando as reservas de contingência para comprar remédios.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Secretário de saúde de Cataguases fala aos vereadores mas não comenta sobre nepotismo. Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início